Serviços de Psicologia

1. Psicoterapia – Adolescentes e Adultos

Intervenção Individual em gabinete com acompanhamento de rotinas profissionais e pessoais em domicílio:

Depressão, Ideação suicida, Transtornos de Personalidade, Baixa Auto-estima, Mau estar geral não Diagnósticado, Luto, Dor Crónica, Apoio a Cuidadores, …


2. Intervenção Individual e Familiar

Intervenção Centrada nos Sentidos, Emoções, Pensamentos e Comportamentos – Terapia focada no “Aqui e no Agora”

Em Gabinete e no Domicilio, conte com a SaberSorrir!!!


3. Intervenção em Escolas 

Actividades  de Estimulação Sensorial e Cognitiva nas Escolas

Actividades de Aprendizagem Emocional – Competências Sócio-emocionais  Expressão Emocional através da Dança, Movimento, Corpo, Música

A SaberSorrir vai às Escolas!!!


4. Estimulação Sensorial e Cognitiva em Sala de Relaxamento Psicomotor

Crianças com Necessidades Educativas Especiais

Intervenção em Sala Snoezelen

Promoção do Relaxamento Psicomotor/Redução dos Níveis de Ansiedade

Estimulação Sensorial e Cognitiva

Promoção e Estimulação da Relação e Comunicação

Acompanhamento Familiar

AVD`s – Atividades Vida Diária 


5. Intervenção em Adolescentes e Adultos  com Ansiedade e Pânico 

Intervenção Psicológica em  Ambiente de Relaxamento Psicomotor e Estimulação Sensorial

Fases da Intervenção nos Transtornos de Ansiedade e Pânico!

Encontre a Solução.
Recupere o seu Sorriso!

Fase 1 – Acolhimento e Estabelecimento de Relação Empática
A pessoa tem um atendimento personalizado. São lhe transmitidas todas as informações sobre regras e funcionamento do programa e suas etapas. É feita uma visita guiada às instalações e a todos os equipamentos a utilizar. São esclarecidas todas as dúvidas. Inicia-se o estabelecimento de relação empática com o Técnico que o acompanhará ao longo do Programa. Definem-se os objetivos a alcançar.

Fase 2 – Informação sobre Ansiedade e Ataques de Pânico
Depois de estabelecida a relação empática inicia-se a fase de desmistificação e informação sobre o que é a Ansiedade e os ataques de pânico em particular. Aprender e compreender o que é a ansiedade é um passo fundamental para ajudá-lo a entender o que se está passar consigo e com o seu corpo sempre que se sente ansioso.

Fase 3 – Estimulação Sensorial para melhorar a atividade cerebral
O Transtorno de Ansiedade gera no imediato e compromete a médio-longo prazo a integração da informação sensorial no seu dia a dia. A sua actvidade cerebral resulta da informação que os sentidos recebem do mundo exterior e do nosso corpo em particular. Estar em sofrimento e privação, fá-lo-á entrar em deficit sensorial, deixando de identificar algumas informações sensoriais fundamentais para a promoção do seu bem estar geral e para a otimização de respostas mais adaptadas.

Fase 4 – Redução dos níveis de ansiedade por via da estimulação sensorial
A Estimulação Sensorial potenciará o foco, atenção e concentração na informação por área sensorial aumentando o conhecimento de todas as partes do seu corpo e facilitando a execução e aprendizagem de técnicas especificas de relaxamento.

Fase 5 – Identificar, descrever e compreender as suas experiências pessoais de ansiedade e ataque de Pânico
Depois de reduzir os níveis de ansiedade e aumentar a disponibilidade cerebral e clareza de discurso, iniciar-se-á uma fase de identificação e descrição das suas experiências únicas e pessoais. É um processo de identificação, reconhecimento e compreensão.

Fase 6 – Construção da sua “Caixa de Ferramentas”
Em conjunto com o Técnico construirá a sua caixa de ferramentas. Aquela que melhor se adequa a si e ao seu dia a dia. Nela colocará entre outras, estratégias de relaxamento, identificação de pensamentos superestimados e Catastróficos, elaboração e verbalização de pensamentos realistas.

Fase 7 – Enfrentar o que teme gradualmente
O Técnico ajudá-lo-á a descobrir formas de aceitação progressiva das sensações desagradáveis que tem no seu corpo, enfrentando gradualmente os locais e/ou atividades que receia.

Fase 8 – Técnicas de reconhecimento e valorização pessoal
Nesta fase descobrirá o seu valor pessoal. Num processo gradual de crescimento e desenvolvimento pessoal, aprenderá a identificar e reconhecer o seu valor, aumentando a sua confiança e auto-estima.

Fase 9 –Técnicas de expressão emocional, expressão corporal e auto-imagem
O seu corpo fala e evidência o sofrimento ou a alegria. Aprenderá a conhecer o seu corpo, a identificar emoções e a expressá-las convenientemente. Através de técnicas inovadoras encontrar-se-á e redescobrirá um novo ser, pronto a viver em plenitude a sua vida.

Fase 10 – Acompanhamento e follow-up
Em articulação com o Técnico será desenhado um Plano de acompanhamento a médio prazo que permita fazer gradualmente o reforço das suas vitórias diárias e o esclarecimento de dúvidas.


6. Intervenção com Grupos e Equipas – Team Building Sensorial

A SaberSorrir considera fundamental que as actividades de Team Building contemplem o Ser como um todo, olhando para a sua forma de Sentir e Estar individualmente e em Equipa.

Devolva o Sorriso à sua Equipa!!!

7. Técnicas de Expressão, Comunicação  e Relação com o Mundo

Programa Sensorial adequado às suas necessidades, ajudando-o a conhecer-se melhor, a exteriorizar as suas vontades, melhorando a sua comunicação e relação com o Mundo.