Oficinas de Saúde

Teatro e Saúde

“mnham mnham” é um projeto inovador, na forma e no conteúdo: criado por dois músicos-atores, a estimulação de todos os sentidos, através dos sons criados ao vivo, e a sugestão de movimentos desafiam para a dança ou a expressão corporal livre, apoiada em objetos simples e do quotidiano.
É um projeto de fusão e transdisciplinaridade; um objeto artístico e pedagógico.

Nos primeiros anos de Vida, designados por primeira
Infância, a criança apresenta uma grande plasticidade
cerebral e física; a disponibilidade para o Jogo é total –
quer se trate do brincar musical, quer envolva o corpo
ou movimento, o Jogo simbólico está sempre presente nos primeiros anos de vida.

mnham mnham – músicas, sons e movimento com
bebés: é um projeto de artes para a Primeira Infância.
Inovador, na forma e no conteúdo, criado e interpretado
por um músico e uma psicóloga, desta vez, no papel de atriz.

O espetáculo estimula os sentidos e a perceção do
mundo, pelos bebés, através de experiências sensoriais.
Um Sapo conta três estórias de bichos, que vivem nas
margens de uma lagoa. Pequenos e grandes espetadores
são convidados a seguir a narração, poética e divertida,
de estórias da vida dos bichos da lagoa.

A Cigarra, por sua vez, acompanha a narrativa, como
não podia deixar de ser, com as suas artes musicais,
o canto e a guitarra, interpretadas ao vivo.

Público-alvo
dos 3 meses aos 5 anos

Número máximo de espetadores, por sessão
25 bebés (+ adultos acompanhantes)

Duração
25 minutos (a que acresce período de exploração orientada)

Uma produção
Teatro do Elefante
em parceria com SaberSorrir
com Sofia Costa e Márcio Lima
direção artística de Fernando Casaca


Corpo e Saúde

Oficina ministrada pela bailarina, poeta e cantora Tatiana Cobbett.

O trabalho terá seu foco principal na técnica de Alongamento e através deste conhecimento físico vai-se tecendo um acordo comum entre o grupo, compartilhando liberdade e estabilidade, potencializando a ética da boa vontade e aqui, trabalhando de maneira intra-pessoal, força, flexibilidade, dinâmica e ritmo, buscando qualidade física e sensorial do movimento, estimulando a consciência corporal,  o bem estar, criatividade, sociabilidade e reflexão.

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento com o objetivo de dar mais agilidade e aumentar a amplitude do movimento muscular e da elasticidade. Dessa forma, preparamos a musculatura para exercer quaisquer movimentos, sem tensões desnecessárias

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior a flexibilidade, o que o torna uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade de elasticidade e auxilia na prevenção de lesões.

Quando feitos de maneira adequada, os alongamentos trazem os seguintes benefícios: reduzem as tensões musculares; relaxam o corpo; proporcionam maior consciência corporal; deixam os movimentos mais soltos e leves; previnem lesões; preparam o corpo para atividades físicas, recuperam o tónus e ativam a circulação. A respiração é fundamental, pois quando se respira profundamente, aumenta-se o relaxamento muscular. E é a respiração que dá o ritmo ao exercício para que  cada praticante descubra seu tempo  e limites.

Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade.

Mesmo quem apresenta algum problema específico pode fazer alongamentos, onde o orientador deverá ter conhecimento prévio para melhor promover resultados.

Basicamente iremos, ao longo do período, trabalhar três técnicas:

 Alongamento estático: o tempo ideal de alongamento em cada posição pode variar entre 20 e 30 segundos. Além de melhorar a flexibilidade, você experimenta um relaxamento. O alongamento estático é uma boa alternativa para dar início à reabilitação dos músculos e promove a consciência corporal

Alongamento dinâmico ou balístico:  indicado, principalmente, para casos em que o ganho da flexibilidade melhora, aumenta a mobilidade das articulações e a amplitude do movimento. Onde também serão implementadas técnicas de movimento livre, exercícios aeróbicos e promover a integração e criatividade dos praticantes.

Facilitação neuromuscular proprioceptiva: Nesta técnica, realiza-se o alongamento de uma maneira passiva, ou seja, com o auxílio de outra pessoa, que vai segurar o membro alongado em determinada posição. E assim alternando entre o participante e o ajudante,  estimulando a convivência e atenção com os companheiros buscando uma unidade corpo interior e exterior

Público Alvo:

Jovens e adultos

Idade : a partir dos 16 anos

Espaço condizente com o número de inscritos – (máximo 6 pessoas/grupo)

roupas confortáveis e pés descalços

obs: outros materiais podem ser solicitados durante a Oficina


Música e Saúde

Aulas de Flauta e Canto

Dê Voz à sua Voz! Dê Corpo ao seu Sopro!

Descubra a sua Voz  e o seu Som, adquirindo ferramentas para cantar e encantar, em grupo ou individualmente, a SaberSorrir disponibiliza um serviço inovador de aulas de canto e música com Márcio Lima, professor e músico.


Alexander e Saúde

Técnica de Alexander pelas mãos de Lígia Teixeira, um caminho prático para, através da atenção para com o corpo, redescobrir o sentido de soltar, permitir; ou deixar de interferir no nosso equilíbrio natural.

Ideal para: Professores/Educadores, Cantores, Músicos, Atores.


Informações e Inscrições em:

Tlm: 931308604 ou  email: sofiacatraio.costa@gmail.com e geral@sabersorrir.pt

Vamos a Escolas, Creches, Jardins de Infância, Lares, Centros de Dia, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia.