Formação Certificada

Sofia Costa – Psicóloga Clínica e da Saúde – cédula n.º 3911

Formador CAP 2005 e Certificada pelo Conselho CPFC/RFO–37150/16

AÇÕES DE FORMAÇÃO 

Inteligência Emocional

As emoções!

Quais são as nossas emoções?! Quais os nossos Sentimentos?!

Em situações de tensão e stresse intenso, as emoções  tendem influenciar a mente e a condicionar as pessoas a comportamentos reativos, impulsivos, intensos, vivenciando momentos de excitação intensa, insegurança, ansiedade, revolta, sem foco e concentração, limitando as possibilidades de escolha ponderada, de diferentes alternativas que promovam o equilíbrio e bem estar na nossa vida.

Uma eficaz gestão emocional e comportamental, SaberSentir, SaberEstar, SaberFalar, fará a diferença entre adotarmos sistematicamente  padrões negativos de respostas na nossa vida e mantermos/desenvolvermos a capacidade de viver de modo mais positivo, concretizando os nossos propósitos, objetivos com equilíbrio, sobretudo, em situações tendencialmente disruptivas, tensas.

Destinatários

Todos os interessados.

Duração: 8h a 25 h


Estimulação da Relação e da Comunicação em Crianças no Espetro Autista

 Objetivo Geral

  • Conhecer, compreender e implementar diferentes Estratégias de estimulação da relação e da comunicação em crianças no espectro autista potenciando a relação e comunicação em contexto familiar ou profissional.

Destinatários

Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Professores, Professores de Educação Especial, Educadores de Infância, Assistentes Sociais, Terapeutas da Fala, Animadores Socioculturais, Fisioterapeutas, Fisiatras, Psicomotricistas, Enfermeiros, Médicos, Pais e Encarregados de Educação.

Duração: 8h


Estimulação Sensorial e Cognitiva de Crianças

Objetivo Geral

Conhecer e aplicar várias atividades que promovam a estimulação das sete áreas sensoriais e o desenvolvimento do processo cognitivo da criança, promovendo respostas adaptadas e ajustadas ao dia a dia.

Destinatários

Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Professores, Professores de Educação Especial, Educadores de Infância, Assistentes Sociais, Terapeutas da Fala, Animadores Socioculturais, Fisioterapeutas, Fisiatras, Psicomotricistas, Enfermeiros, Médicos.

 Duração: 8h


Estimulação Sensorial e Cognitiva de Idosos

Objetivo Geral

Conhecer e aplicar várias atividades que promovam a estimulação das sete áreas sensoriais e a manutenção do funcionamento cognitivo do idoso, promovendo respostas adaptadas e ajustadas ao dia a dia e que retardem o declínio normativo ou associado à demência.

Destinatários

Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Professores, Professores de Educação Especial, Educadores de Infância, Assistentes Sociais, Terapeutas da Fala, Animadores Socioculturais, Fisioterapeutas, Fisiatras, Psicomotricistas, Enfermeiros, Médicos. 

Duração: 8h


Como Lidar com a Demência

Objetivo Geral

Conhecer e compreender a Demência e quais as melhores estratégias comportamentais e relacionais a adoptar em diferentes casos e situações.

Destinatários

Cuidadores Formais e Informais, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Professores, Professores de Educação Especial, Educadores de Infância, Assistentes Sociais, Terapeutas da Fala, Animadores Socioculturais, Fisioterapeutas, Fisiatras, Psicomotricistas, Enfermeiros, Médicos.

 Duração: 8h


Ação de Formação – Intervenção Snoezelen na Demência

  1. Teoria da Estimulação Sensorial
  2. Aplicabilidade na Demência
  3. Relaxamento Psicomotor e Redução da Ansiedade

 

Objetivo Geral

Compreender a importância da Teoria da Integração Sensorial em Geral e a aplicação prática da Estimulação Sensorial Snoezelen em particular na Demência. Identificar as necessidades de Intervenção no âmbito da Demência e elaborar e implementar Plano de Intervenção e Acompanhamento em Sala Snoezelen.

Destinatários

Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Professores, Professores de Educação Especial, Educadores de Infância, Assistentes Sociais, Terapeutas da Fala, Animadores Socioculturais, Fisioterapeutas, Fisiatras, Psicomotricistas, Enfermeiros, Médicos.

 Duração

3 dias


 Ação de Formação – Intervenção Snoezelen nas NEE/NSE

  1. Teoria da Estimulação Sensorial
  2. Aplicabilidade nas Necessidades Educativas Especiais e Necessidades de Saúde Especiais
  3. Relaxamento Psicomotor e Redução da Ansiedade

 Objetivo Geral

Compreender a importância da Teoria da Integração Sensorial em Geral e a aplicação prática da Estimulação Sensorial Snoezelen em particular. Identificar as necessidades de Intervenção no âmbito das Necessidades Educativas Especiais e elaborar e implementar Plano de Intervenção e Acompanhamento em Sala Snoezelen.

Destinatários

Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Professores, Professores de Educação Especial, Educadores de Infância, Assistentes Sociais, Terapeutas da Fala, Animadores Socioculturais, Fisioterapeutas, Fisiatras, Psicomotricistas, Enfermeiros, Médicos.

 Duração

3 dias